SS14
O SEMINÁRIO
O II Seminário Internacional Socioeducativo e V Seminário Estadual Socioeducativo, que trouxe este ano como temas norteadores “Diversidade, Violência e Direitos Humanos.”, foi realizado nos dias 2 e 3 de dezembro de 2014, na Escola de Gestão Socioeducativa, em parceria com a CECEL, ESGSE e Observatório Jovem da UFF.
Diferentemente do ocorrido nas edições anteriores, o Seminário foi realizado nas dependências do Degase, no teatro João Paulo II, na Escola João Luís Alves. Tal fato é um marco para o Departamento, pois a utilização deste espaço reforçou o compromisso do Degase com a discussão dos rumos da socioeducação. Ao trazer para um local de execução de Medidas Socioeducativas a reflexão sobre a prática socioeducativa, sinaliza a busca pela consolidação do Departamento como uma instituição que também contribui para que o trabalho com o socioeducando seja visto como uma prática que precisa ser constantemente refletida. O público médio de participantes foi de aproximadamente 350 pessoas por dia.
Ineke Marshall, professora com nomeação conjunta em Sociologia e Justiça Criminal, especialista no estudo da criminologia comparativa, etnia e crime, metodologia de autorrelato, delinquência juvenil e carreiras criminosas, foi convidada para ser nossa palestrante internacional. Sua pesquisa atual concentra-se em inquéritos transnacionais de delinquência juvenil e análise comparativa de homicídio. É membro do Comitê Gestor do Estudo Internacional de Inadimplência e do conselho editorial de várias revistas nacionais e internacionais. No primeiro dia, além da palestra da Profª Ineke, ocorreram várias atividades no período da tarde, envolvendo três simpósios e uma mesa-redonda tratando de “Políticas de Privação e Restrição de Liberdade, Direitos Humanos e Violência”.
No segundo dia do evento, sob organização da CECEL, público assistiu a apresentação de trabalhos e atuações dos adolescentes do Novo DEGASE, por intermédio dos quais se procura incentivar atividades e aprendizados que favoreçam e desenvolvam o trabalho em geral com o dia a dia dos adolescentes, os maiores beneficiados da troca de experiências e conhecimentos realizados durante o Seminário. Além disto, ocorreu uma mesa-redonda sobre “Diversidade: Educação, Questões Culturais, Étnico-raciais e Religiosas” e várias sessões de apresentação de trabalhos acadêmicos.