SS13

O SEMINÁRIO

Em 2013, mais uma vez juntos Novo DEGASE e Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF agregaram mudanças ao Seminário Estadual Socioeducativo, e contaram com um novo parceiro: o Colégio Pedro II. Nesta renomada Instituição foi realizado o evento 2013. Outra transformação importante é que na edição, ampliaram-se o conhecimento e discussões, pois o Seminário passou a ser Internacional. Recebemos Robert Agnew e Raúl Zaffaroni. Bob Agnew é o maior especialista da atualidade na temática Delinquência Juvenil – Sociólogo, Professor Titular da Universidade de Emory, autor da Teoria da Tensão Geral e Presidente da Sociedade de criminologia Americana. Foi a primeira vez que ele veio ao Brasil. Raúl Zaffaroni é ministro da suprema Corte Argentina – Criminologista, renomado pesquisador na área de privação de liberdade. Seu conhecimento confere a ele o título de doutor Honoris Causa em 30 Universidades no mundo.

Contamos também com as valorosas presenças de Mário Volpi –UNICEF, Júlio Jacobo Waiselfisz – FLASCO, Miriam Guindani – UFRJ, Márcio da Costa – UFRJ, João Batista Saraiva – Juiz da Infância e Juventude do RS, Cláudio Augusto Vieira da Silva – SDH/ PR, Juarez Dayrell – UFMG e Ignácio Cano – UERJ. Para registro do evento, além da TV Novo DEGASE, contamos com o Observatório Jovem, para posteriormente este material ser transformado em acervo e instrumento de pesquisa para novos servidores.

O evento teve duração de 3 dias e contou com a participação de 539 pessoas de todo Brasil, das 8 horas da manhã ate às 19 horas. Foram realizadas Mesa de Abertura, 4 Conferências, 3 mesas de debate e 55 Apresentações Orais, divididas em 3 salas de comunicações, e 19 Apresentações de Pôsters. Além de Lançamentos de publicações impressas: O livro “Padre Severino: Da Pessoa ao Instituto” e o livro “III Seminário Estadual Socioeducativo”, que foi lançado em resposta às ações alcançadas com os debates levantados no Seminário Estadual Socioeducativo, realizado no ano anterior.

ÁLBUM DE FOTOS